Congresso de Mulheres 2014

 
15 de novembro de 2014
Juazeiro do Norte (Pernambuco).

Como foi o "Congresso Mulheres Brilhantes"?

 

Congresso de Mulheres, o evento mais animado e emblemático da Igreja de Nova Vida, este ano foi realizado no Nordeste, na cidade de Juazeiro do Norte, estado do Ceará. As “Mulheres Brilhantes” (tema deste ano) levaram a luz de Cristo à terra do Padre Cícero – ou “Padim Ciço”, em bom ‘cearencês’.

Esta iniciativa, abraçada pela irmã Kátia Incutto (esposa do Bp. Miguel Incutto, presidente do Conselho de Ministros das Igrejas de Nova Vida), com o apoio do Conselho, das pastoras, das esposas de pastores e bispos, visou levar às irmãs daquela região – que, por conta da distância e das questões econômicas não podem participar dos Congressos realizados no Rio de Janeiro - a experiência transcendental e a maravilhosa comunhão que este evento proporciona. Um sonho há muito acalentado (ou “um filho há muito gestado”, nas palavras de Kátia), que se realizou com sucesso, para a glória de Deus.

O Congresso aconteceu no feriado, dia 15 de novembro, sábado, com mais de 300 participantes, sendo 110 da Região Sudeste (Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo) e o restante das igrejas nordestinas: Petrolina (PE), Marcolândia (PI), Fortaleza (CE), Araripina (PE), Juazeiro do Norte (CE) e Cansanção (Araripina - PE), que lotaram a sala de conferências do belo Hotel Verdes Vales, no bairro Lagoa Seca, sendo abençoadas pelas preletoras Claudia Guimarães, Angela Sirino e Liliane Matulevicius.

Mas a missão começou na noite do dia 14, com uma evangelização na Praça da Bíblia, e se estendeu até o dia 16, com um grande culto ao Senhor na INV Juazeiro do Norte, reunindo a igreja local e os visitantes do Sudeste. Festa total!

 

A CHEGADA AO NORDESTE

No dia 14, vários grupos oriundos do Sudeste, que além das ‘mulheres de azul’ eram integrados por alguns pastores, chegaram ao aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, em Juazeiro do Norte (CE), sendo recebidos com carinho e alegria por irmãs da Nova Vida local e por seu pastor, Jullian Barbosa, que muito colaborou para a concretização de todo o evento. Antes disso, um detalhe pitoresco: o comandante do avião, durante o pouso, saudou e homenageou as ‘mulheres brilhantes’, convidando-as para uma foto na cabine do avião.

Um ônibus, fretado pelo Pr. Jullian, conduziu os grupos a um restaurante próximo, onde a fome, agigantada por  horas de espera nos aeroportos e durante a viagem, pôde ser aplacada.

Em seguida, os grupos foram levados ao hotel, onde puderam descansar e se preparar para o primeiro compromisso pré-Congresso: o evangelismo de rua.

Às 18h, os ônibus fretados conduziram as animadas mulheres a uma praça no bairro Romeirão, em frente ao estádio homônimo. A Praça da Bíblia é um ponto de encontro para pessoas de todas as idades, e foi estrategicamente escolhida pelo Pr. Jullian, que alugou um trio elétrico para que a Palavra de Deus pudesse ser levada àqueles frequentadores. Durante a preparação, várias irmãs convidaram todos que ali estavam a participar, e oraram por várias pessoas.

Pr. Jullian abriu o trabalho, enfatizando a presença da Igreja de Nova Vida no Nordeste e, em seguida, um louvor a Deus foi conduzido pelo ministério da INV Juazeiro do Norte. Algumas pessoas, que faziam exercício nos equipamentos da praça, pararam suas atividades para ouvir e acompanhar. Alguns transeuntes juntaram-se ao grupo. Em seguida, a Pra. Liliane Matulevicius (INV Sepetiba) aproveitou o tema “mulheres brilhantes” e fez uma oração de cura e libertação, declarando que a luz de Cristo acabaria com todas as trevas espirituais. Seguiu-se um breve testemunho de Joaquim, o “Cabra do Senhor”, que encerrou a noite com alguns forrós de sua autoria. Após um caprichado cachorro-quente preparado pelas irmãs da INV Juazeiro do Norte, todos retornaram ao hotel.

 

O CONGRESSO, O CONGRESSO, O CONGRESSO!

O dia 15 chegou, e com ele animadas irmãs afluíam de todas as partes, sendo recebidas pela equipe organizadora no saguão do hotel e recebendo o kit-Congresso. Espalhados pelo saguão, diversos ‘estandes’ com livros, artesanato local, material das preletoras e - tchan-tchan-tchan-tchan! - o tão aguardado devocional, que este ano veio numa roupagem diferente que agradou muito!

Pastores de algumas igrejas do Nordeste também compareceram, trazendo suas caravanas: Pr. Henrique Célio, da INV Petrolina (PE), Pr. Rocélio Costa, da INV Araripina (PE), Pr. Domingos Salvador, da INV Marcolândia (PI), Pr. Antonio Domingos, da INV Fortaleza (CE), além do já citado Pr. Jullian, da INV Juazeiro do Norte (CE).

 Enquanto as participantes dirigiam-se ao segundo andar, para o auditório, as pastoras e esposas de pastores, lideradas pela irmã Kátia, reuniram-se no saguão para orar pelo evento, dirigindo-se em seguida ao auditório e perfilando-se em frente ao púlpito, enquanto o ministério de louvor conduzia as eufóricas participantes a um clima de interiorização, preparando seu espírito para o que viria a seguir.

Kátia disse algumas palavras iniciais, ressaltando a grande vitória que Deus dera, após tantas lutas e provações para que aquele evento, naquele lugar, daquele jeito fosse realizado: “ Hoje nosso filho está nascendo; e esse filho é especial, pois sua gestação durou 12 meses!”

Em seguida, chamou o Bispo Tito Oscar para que fizesse a abertura oficial do evento. Bp. Tito orou pelo Congresso e convocou a que todas aproveitassem ao máximo o que ali seria ministrado, lamentando com um sorriso que os homens não pudessem usufruir de tal bênção.

Os músicos então conduziram apaixonadamente mais louvores ao Senhor e, após Kátia fazer alguns anúncios, uma conhecida de longa data da Nova Vida foi chamada para a primeira palestra.

 

CLAUDIA GUIMARÃES: MULHERES BRILHANTES NA FAMÍLIA

A missionária e escritora Claudia Guimarães, cujo foco é o trabalho com crianças, já abençoou a Nova Vida por diversas vezes, e agora não foi diferente. Sua palestra enfatizou a importância de a mulher ser uma missionária em sua própria família.

Didaticamente, apresentou uma ‘linha do tempo’ de sua própria vida usando fitas de diversas cores. Contou que aos 7 anos foi alcançada por Jesus e ouviu o chamado para missões e, apesar de ter sofrido um trauma na infância, foi curada por Deus. Aos 18 anos conheceu o rapaz que seria seu marido. Casou-se aos 21 anos, apesar de ser acometida por medos; dois anos depois de casada, foi liberta desses medos. Deus lhe deu três filhos homens que hoje são seus discípulos; o seu lar é um celeiro de missionários.

Claudia deu ainda várias dicas para que a mulher possa tornar seu lar um ‘oásis de Deus’, como: repensar sua carreira pelo bem de sua família, transformar a hora das refeições (à mesa!) em oportunidades para diálogo, gastar tempo conversando com seus filhos etc.

Finalizando, declarou: “Jesus precisa ser o Rei da sua casa! Sirva à sua família!”.

Com o espírito nutrido por tantos ensinamentos, era chegada a hora de alimentar o corpo. Intervalo para o almoço e...

 

COMPRAS, FOTOS, ALMOÇO, COMPRAS, FOTOS, MAIS COMPRAS, MAIS FOTOS...

Como sempre, a mulherada não sabia se ia almoçar ou comprar. Devocional, livros, canetas, bolsas, artesanato, adesivos, chaveiros... ai, meu Deus! Tanta coisa, tão pouco tempo! E, claro, as máquinas fotográficas, os celulares, os tablets não paravam de trabalhar, a fim de registrar todos os imperdíveis momentos. Mulher também adora fotografar e ser fotografada. E o Congresso era ‘transmitido’ em tempo real via WhatsApp, Facebook...

 

ANGELA SIRINO: MULHERES BRILHANTES NO CASAMENTO

Depois do almoço, depois da febre de compras, se o sono pensou em se insinuar, ele bateu em retirada já nos primeiros instantes da segunda palestra, quando a ‘arretada’ missionária goiana Angela Sirino deixou a mulherada em polvorosa falando sobre... sexo!  Apresentou seus livros, CDs e DVDs que tratam deste tema e também de outros relacionados ao casamento, à família e às relações interpessoais.

Com seu jeito divertido, Angela ressaltou a importância de a mulher, principalmente a cristã, vítima de tantos tabus, se informar mais sobre o sexo, essa maravilhosa dádiva de Deus, e também ensinar sobre sexualidade aos filhos da maneira correta, antes que o mundo ensine de forma deturpada.

Ressaltou também a importância de a esposa se fazer atraente para seu marido, afirmando que o sexo no casamento protege o seu cônjuge: “Derrube seu marido em casa, para ele não cair na rua!”, sentenciou, lembrando que toda mulher tem uma beleza peculiar para encantar seu marido.

 Nem preciso dizer que, ao final da palestra, seu material só não foi disputado a tapa porque isso não é coisa de crente, nem de mulheres brilhantes!

 

LILIANE MATULEVICIUS: MULHERES BRILHANTES NA IGREJA

A pastora Liliane, da INV Sepetiba, prata da casa, é outra que dispensa apresentações. Essa mulher de Deus tem abençoado poderosamente a vida de muitos com seu dom para ministrar sobre as emoções. E neste Congresso ela foi usada pelo Senhor para abordar um tema que aflige muitas mulheres (e homens também): a culpa.

Iniciou dizendo que, para animar Abrãao, Deus mandou que ele olhasse para o céu e visse as estrelas, afirmando: “Deus nos vê como estrelas”. E completou: “Estrelas têm luz própria, emitem luz e geram energia”, enfatizando que toda mulher que fica dependente dos filhos e do marido pode morrer. “Só a culpa pode apagar uma estrela; a culpa suga energia.”

“Não se esconda no ministério de ninguém; saiba diferenciar altruísmo de medo; ser reflexo dos outros não é suficiente.”

Em seguida, pediu que fossem distribuídas pequenas lâmpadas a todas as mulheres e que as luzes do auditório fossem apagadas, criando um lindo efeito visual com os pequenos pontos de luz. E ministrou sobre todas as mulheres. Impossível descrever com palavras a intensidade do que aconteceu ali.

 

O FINAL? NÃO, O INÍCIO.

Três palestras impactantes, libertadoras; três arrasa-quarteirões de Deus. As mulheres do Nordeste, e as que até lá se deslocaram para este Congresso, foram remexidas por dentro, transformadas, renovadas. Uma experiência que, para muitas, foi a primeira.

Em seguida, houve a ministração da Santa Ceia, feitas pelos pastores Otoniel Azevedo (INV Belford Roxo) e Sandro Soares (INV Santa Catarina/RJ).

Antes do encerramento, Kátia chamou à frente para uma homenagem especial as mulheres da Igreja de Nova Vida Sítio Cansanção, uma pequena comunidade no interior de Araripina,  apadrinhadas por outras irmãs do Rio de Janeiro, que forneceram recursos para que estas pudessem participar. As mulheres de Cansanção receberam o abraço e o amor das esposas de pastores ali presentes, em outro momento de grande emoção.

O ministério de louvor entoou o cântico de encerramento e, na saída, mais uma supresa: todas receberam presentes trazidos pelas mulheres do Sudeste.

Lá embaixo, no saguão, mais confraternização, emoção e, claro, compras e fotos.

Um dia lindo, um evento maravilhoso, destas mulheres-estrelas que, como disse o Bp. Tito, representam 70% da Igreja de Cristo.

 

A ‘INVASÃO’

Acha que terminou? Nadica de nada!

No domingo, dia 16, a turma do Sudeste tirou o dia para descansar, conhecer a cidade... algumas mulheres saíram para fazer compras (!) e tirar mais fotos (!)...

Às 18h, a maioria se reuniu no saguão do hotel, a fim de seguir para a INV Juazeiro do Norte, para o culto ao Senhor com os irmãos daquela igreja. Como o segundo ônibus não chegou, para evitar atrasos todos se apertaram em um só ônibus, numa divertida ‘bagunça santa’!

Ao chegar lá, a turma do Sudeste lotou a pequena igreja. Os membros, que graciosamente cederam seus lugares aos visitantes, tiveram de acompanhar o culto da calçada.

Após a abertura pelo Pr. Jullian e o louvor, conduzido pelo Pr. Sandro (que declarou: “Hoje, um Rio invadiu o sertão”), o Bp. Tito Oscar pregou sobre a oração de Jabez (Crônicas 4. 9-10), afirmando que não é errado pedirmos a prosperidade divina e que precisamos ser ousados. Em seguida orou, profetizando bênçãos para aquela igreja, para aquele estado e para todos os presentes.

Antes do encerramento, Pr. Jullian fez o apelo e uma jovem visitante decidiu entregar sua vida ao Senhor Jesus. O detalhe é que essa menina era filha do responsável pelo som no Congresso, que se sentiu tão abençoado que, a convite do Pr. Jullian, decidiu ir ao culto no dia seguinte levando a família. Mais um fruto do fruto do Congresso, para a glória de Deus!

Ao final, Bp. Miguel e Bp. Ademir subiram ao púlpito, e Bp. Tito orou pelo Pr. Jullian e sua família.

Em seguida houve a confraternização geral entre os visitantes e os membros da igreja local, que esbanjaram simpatia e amor, e cujo calor humano em muito superou a temperatura ambiente.

Não dava vontade de ir embora, mas os ônibus chegaram (desta vez os dois) e o pessoal do Sudeste voltou para o hotel, a fim de se preparar para a viagem de volta (muitos viajaram naquela mesma noite).

Tudo que é bom dura pouco? Que nada! Essa experiência maravilhosa ficará para sempre marcada nos corações, tanto dos que para lá foram quanto de quem pela primeira vez participou de um Congresso da nossa igreja.

E a Nova Vida se fortaleceu ainda mais.

 

Texto e fotos: Robson Vera

(Agradecimentos à Pra. Delma Fontes por suas preciosas anotações)

Fotos

Newsletter

Assine a nossa newsletter:

Novidades

05/12/2017 16:51
INSCRIÇÕES PARA A ACADEMIA MISSIONÁRIA 2018   Faça aqui a sua inscrição. Agende sua entrevista...
27/11/2017 19:59
 Clique aqui  para baixar o comunicado oficial sobre a nova logomarca da Igreja de Nova...
23/05/2017 12:24
Você já pode baixar a sua, preenchê-la e entregá-la pessoalmente ou pelo e-mail...
1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>

Fotos