Congresso de Mulheres 2011

Rio de Janeiro 
Centro de Convenções do RioCentro
12 de novembro de 2011
No dia 12 de novembro aconteceu no Centro de Convenções Sulamérica o 13º Congresso de Mulheres da Nova Vida com o tema “Seja sábia, seja uma mulher de Deus”. Estiveram presentes mais de 3 mil mulheres de vários bairros do Rio de Janeiro e de cidades vizinhas, como também caravanas de outros estados do Brasil.
 
Antes de te contarmos como foram as palestras queremos registrar que este foi o primeiro evento que tivemos o estande da Rádio e Portal Nova Vida. Realizamos sorteio de kits premiados, com camisetas, livros e revistas. A participação foi tanta que antes de terminar o horário do almoço todos os cupons para o sorteio já haviam esgotado. Agradecemos a todas que participaram e parabenizamos as ganhadoras dos kits.
 
Na abertura do evento, Kátia Incutto, esposa do BP. Miguel Incutto, recebeu as mulheres presentes com uma breve palavra de encorajamento e boas vindas. Logo após tivemos o momento do louvor com a presença das esposas dos pastores que serviram a santa ceia do Senhor.
 
Primeira palestra – Tânia Tereza
 
Na primeira palestra tivemos a presença de Tânia Tereza, pastora da Igreja Rhema em Resende. Tereza, usando como texto base Tg 3.13, começou sua mensagem explicando que quando falamos de sabedoria, usamos essa palavra de forma generalizada, porque a verdadeira sabedoria vem de Deus e de Sua Palavra.
Comentou que a sabedoria pode ser demoníaca, pois até mesmo Lucifer era sábio. Frisou que a sabedoria, hoje, é usada por satanás para tirar muitas pessoas do foco de Deus. Por isso temos que estar sempre ligados com o Espírito Santo, porque Ele é o termômetro que nos mostra quando estamos agindo com a sabedoria que vem de Deus.
 
Tânia usou como exemplo Sara, que ao invés de acreditar na promessa de Deus, pediu a Abraão que deitasse com Hagar para que a mesma o desse filhos. E na verdade não era Ismael a promessa de Deus e sim Isaque que seria gerado por ela.
 
Abordando o tema “aborto”, disse que a mulher é geradora de nações, e se aborta, está destruindo uma geração.
 
Resaltou também a importância de não haver preferência da mãe por algum filho, e se houver, que isso não seja demonstrado e sim mudado, pois filhos são herança do Senhor.
 
Deu exemplos de mulheres sábias na Bíblia como Abigail, Saab e Maria Madalena, porque tiveram temor do Senhor, e a base da sabedoria é o temor de Deus (Sl 111.10).
 
Disse ainda que cultura, filosofia e modas contemporâneas não podem ditar e dominar a nossa casa, pois um lar deve ser construído debaixo de alicerce firme, que é a Palavra de Deus.
 
 
 
Segunda Palestra – Cláudia Guimarães
 
A segunda palestra foi ministrada pela pastora de crianças e escritora Cláudia Guimarães, com o tema “Mulheres geradoras de vidas”.
Começou afirmando que satanás tem investido muito nas crianças desde o ventre da mãe, e exemplo disso é o aborto.
 
Explicou também que o inimigo tenta distorcer e usurpar tudo, como o valor da família, pois tudo na vida influencia e as crianças estão tendo isso como referência.
 
Mencionou o fato de que toda mãe tem o chamado para o ministério infantil, pois se queremos que os filhos sejam geração eleita do Senhor, temos que botar a mão na massa. Então sendo geradora de filhos, a mulher tem que investir em seu lar, porque a igreja é parceira neste chamado e não a responsável.
 
Por isso devemos dar bons exemplos para os filhos dentro de casa. Pais devem cultivar o amor de Deus em seus filhos, para que esses cresçam com convicções firmes do que é ser cristão.
 
Devemos entender que o não investimento nos filhos, os tornam órfãos espirituais, e isso, hoje, é o mais comum nas igrejas.
 
 
Terceira palestra – Eliane Werner
 
Direto da INV Brasília, a missionária Eliane Werner trouxe uma palavra com o tema “Sabedoria em tempos modernos”, usando como texto base Pv 14.1.
 
Eliane lembrou que toda vez que lia esse texto, tinha um sentimento de responsabilidade extra e uma reação de amargura e precisava ser curada por Deus. Isso aconteceu quando começou a entender que o homem também deve amar sua esposa como Cristo amou a Igreja. Citou o texto de Mt 7.24-27 que explica exatamente o que é edificar uma casa.
 
Explicou que Deus é especialista em nos tirar da zona de conforto, pois são as lutas permitidas pelo Senhor, que nos tornam mais fortes e maduros. Por isso, tenha bom ânimo, porque fase ruim passa.
 
A missionária também acrescentou que ser sábia é praticar o que ouvimos de Deus e sabendo disso, devemos refletir sobre o que temos aprendido e colocado em prática sobre o que ouvimos nas pregações durante todo o ano e também quantas decisões tomamos a partir disso.
 
Mostrou que muito de nossos desafios são por falta de prática, pois já estamos cansados de ouvir. Não temos que somente saber o que fazer, e sim colocar em prática o que se sabe.
 
Eliane Werner terminou sua palestra dizendo que para ouvirmos a voz de Deus, precisamos nos silenciar, acalmar nosso coração e limpar nossa mente de tudo que batalha por ter nossa atenção.
 
 
 
Quarta Palestra – Liliane Matulevicius
 
Fechando a programação do 13º Congresso de Mulheres, a pastora Liliane Matulevicius da INV de Sepetiba, iniciou sua palestra trabalhando o texto de 1 Reis 3.16, que trata do julgamento por Salomão da causa de duas mães, que disputavam pela posse do filho.
No texto uma das mulheres ao perceber que havia matado seu filho ao deitar-se sobre ele, levanta-se pela madrugada e toma o filho da outra, colocando o seu, já sem vida, ao lado da que dormia.
 
Ao amanhecer a mulher que teve o filho trocado se da conta de que o filho morto não era o seu. Então vai até ao Rei Salomão, para resolver a situação.
 
Perante ao rei conseguimos perceber a postura diferente da verdadeira mãe, que não aceitou a proposta de dividir a criança ao meio e ficar com uma parte.
 
A pastora Liliane trouxe todos à reflexão: “Quem é essa mulher, que tenta transferir sua condenação, e que se contenta com a criança dividida? É a filha das trevas!”
 
Liliane mostrou com este exemplo de que o nosso adversário quer nos fazer viver como derrotados, nos confundir, roubar o que Deus tem nos dado!
 
A sabedoria do alto nos faz discernir, assim como Salomão, as muitas sutis investidas do inimigo. A pastora mostrou a importância de levarmos a nossa causa ao Rei dos reis, ao Senhor da Justiça: Jesus Cristo!
 
Já no fim de sua ministração, a palestrante reforçou a necessidade de abrir nossa visão espiritual para discernir dentre as situações adversas onde tem nos faltado sabedoria para identificar a atuação do diabo. Muitas pessoas, por falta de visão espiritual, vivem acomodadas em algumas questões: estudaram muito, mas o desemprego perdura; casaram-se, mas não são felizes; tem filhos, mas estes vivem nas drogas.
 
Pra encerrar, Liliane, despertou a fé no coração das presentes mostrando que a sabedoria de Deus é a justiça e que para os servos dEle há futuro, esperança e sonhos bons por serem realizados.
 
Certamente, todas as que estiveram presentes saíram do congresso enriquecidas pela sabedoria que adquiriram numa única tarde de sábado. E você que não pode estar presente, seja sábia e não perca o congresso de 2012. Até lá!
 
 
 
Autor: Maycon Ricarbene
 

Newsletter

Assine a nossa newsletter:

Novidades

14/02/2017 18:00
Segue abaixo o cartaz do Congresso de Homens 2017 (caso deseje baixá-lo em PDF, clique aqui)
11/01/2017 09:12
Estão abertas as inscrições às 40 vagas do Curso de Formação Ministerial (limitadas ao sexo...
10/11/2016 11:44
Relatório da reunião do Conselho em 08/11/2016 Após o período de louvor, o Bp. Miguel Incutto...
1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>

  

Fotos

Agradecemos à equipe do antigo portal pela redação dos textos e tomada das fotos deste evento.