Congresso de Homens 2014

 
21 de junho de 2014 
De 9h às 17h, na INV Olaria.
Tema: "O caminho da responsabilidade"
Palestrante: Pr. Isaías Silva, da Igreja Batista da Paz de Cuiabá (MT), dentre outros a serem confirmados.
Valor: R$ 30,00.
 
Como foi o encontro?
 
Com cerca de 1.300 homens que lotaram o templo da INV Olaria, o congresso intitulado "O caminho da responsabilidade" iniciou-se às 9h com o louvor dirigido pelo Pr. Marcelo, da igreja anfitriã. A seguir, iniciaram-se as palestras.
 
1ª palestra: Bp. Tito Oscar
"O caminho da responsabilidade"
 
O Bp. Tito Oscar baseou sua mensagem sobre as palavras "caminho" e "responsabilidade", tema do congresso. Pautando-se no texto de Jonas 1.1-10, o bispo começou a falar sobre os caminhos: caminhos bons, caminhos maus; caminhos de vida, caminhos de morte. Dentre tantas opções, conduziu sua sapiencial mensagem a Jesus, "o Caminho". "O nosso caminho", disse Bp. Tito, "determina a qualidade da comunhão com Deus".
 
A adentrar no conceito de "responsabilidade", o pregador mencionou o fato de que Deus não trabalha com pessoas irresponsáveis. "Nossa responsabilidade" - disse o bispo sênior - "traduz nossa qualidade como homens de Deus". Jonas fugiu do caminho da responsabilidade. Ele tentou secundarizar a ordem recebida. Entretanto, ao contrário do fugitivo profeta que procurava rumar a Társis, o homem responsável não foge de seus compromissos. Mas a fuga não é apenas uma fuga ao chamado de Deus. Jonas fugiu também de seu compromisso de acudir o povo de Nínive. Portanto, "O caminho da responsabilidade" não combina com a individualidade, assim como "O caminho da responsabilidade" não permite que durmamos durante as tempestades da vida.
 
 
2ª palestra: Pr. Isaías da Silva
"Discernindo o caminho da responsabilidade".
 
Pautando-se em Mt 5.13-16 ("Sal da terra e luz do mundo"), pregou o pastor matogressense sobre as o fato de que a gênese da resposabilidade deu-se em nossa criação, quando Deus nos criou livres. Mas, em nossos pais, "abrirmos mão" de nossa responsabilidade. Em Cristo, entretanto, somos chamados à responsabilidade, sendo "sal e luz", assumindo uma responsabilidade maior em um projeto maior.
 
Também falou o Pr. Isaías sobre o fato de que não há responsabilidade se não houver conscientização e, por isso, devemos ter consciência de nossas responsabilidades diante de Deus, diante da sociedade e diante de nós mesmos. Temos que assumir a responsabilidade que temos de iluminar a todos (sermos "luz do mundo"), tendo um modelo onde nos espelharmos: Jesus Cristo.
 
Avançou ao fato de que temos que ter a responsabilidade de servir, e não apenas de sermos servidos e unirmos as nossas forças. Por fim, o Pr. Isaías finalizou sua mensagem com um vídeo de um farol cujo faroleiro tinha quebrado a lâmpada, mas foi socorrido pelas velas de vários moradores, apontando à unidade da igreja, cuja luz deve brilhar para salvar aqueles que se aventuram pelo tempestuoso mar.
 
 
Após o lanche, a parte da tarde reservou a todos a terceira palestra e a plenária do Congresso.
 
 
3ª palestra: Pr. Isaías da Silva
 
Basendo-se em Mc 12.29-31, o pastor cuiabano falou sobre as três responsabilidades que pesam sobre nós:
  • 1ª. A responsabilidade de amar a Deus.
  • 2ª. A responsabilidade de amar ao próximo (a todos).
  • 3ª. A responsabilidade de amar-se a si próprio assim como precisamos ser amados.
Aplicou sua mensagem ao fato de que estas três responsabilidades precisam ser gerenciadas de forma dosada para que se evitem crises. Por exemplo: amar somente a Deus pode gerar os "talibãs evangélicos"; amar somente ao próximo, pode ser sinônimo de falta de amor próprio e, por fim, amar somente a si próprio, pode gerar a crise atual desta sociedade individualista.
 
 
Plenária: Bp. Miguel Incutto
 
Baseando-se em Nm 3.31, o bispo presidente do Conselho de Nova Vida pregou sobre as quadro cuidados que pesam sobre os cristãos responsáveis:
 
1º. "Cuidar da arca": Busca incessante de um relacionamento com Deus.
2º. "Cuidar da mesa": Busca pelo sustento material e espiritual.
3º. "Cuidar do candelabro": Busca incessante pela luz, pela Palavra de Deus.
4º. "Cuidar dos altares": Busca constante pelo serviço a Deus.
 
Concluindo sua mensagem ministrando sobre os presentes, o "X Congresso de Homens com uma Nova Vida" foi encerrado trazendo grande edificação a todos os presentes, louvando todos ao Senhor, de forma unânime, pelo grande privilégio experimentado neste bendito dia.

 

Para ver as fotos, clique aqui.

Newsletter

Assine a nossa newsletter:

Novidades

23/05/2017 12:24
Você já pode baixar a sua, preenchê-la e entregá-la pessoalmente ou pelo e-mail...
14/02/2017 18:00
Segue abaixo o cartaz do Congresso de Homens 2017 (caso deseje baixá-lo em PDF, clique aqui)
11/01/2017 09:12
Estão abertas as inscrições às 40 vagas do Curso de Formação Ministerial (limitadas ao sexo...
1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>

Fotos