Congresso de Homens 2010

Rio de Janeiro 
Igreja de Nova Vida de Olaria
19 de junho de 2010
O VI Congresso de Homens com uma Nova Vida que a conteceu no 19 de junho, na INV de Olaria-RJ, com o tema "Restaurando a Pureza da Vida", não só marcou a vida dos participantes, mas fez um paralelo em alguns aspectos que sociedade vive hoje.
 
Recentemente o IBGE tentou realizar uma pesquisa para ver qual era a parcela da população de homens (acima de 20 anos) que ainda eram considerados totalmente puros em corpo, alma e coração, porém, a pesquisa acabou indo por água abaixo por um simples motivo: "Falta de amostras vivas". Isso soma com a primeira palestra ministrada pelo bispo Francisco Martins, na qual ele faz uma comparação entre o templo judaico visitado por Jesus com o santuário que é o nosso corpo: Átrio: nosso corpo/ Santo lugar: alma / Santíssimo lugar: espírito. Ele ressalta que é importante vigiar quanto a influência do mundo em nossa vida, manter nosso átrio (corpo) limpo/puro para que não atrapalhe nossa comunhão com Deus. Fechou sua palestra com a pergunta: “Como vai o nosso templo (nosso corpo)?” e convocou a todos a purificarem o seu corpo para permitir que o Espírito Santo os conduza. Com isso, bem que a pergunta da pesquisa do IBGE deveria ser (Quantos Homens Conseguiram Restaurar a Pureza da Vida?) com certeza eles teriam as amostras no mínimo os cerca de 1200 participantes do Congresso!
 
Mas ao voltar a falar sobre a pureza na sociedade, esbarramos em um modismo“teen”, onde jovens celebridades norte-americanas, como o grupo musical Jonas Brothers e a cantora-atriz Miley Cyrus, desfilam com anel de pureza e movem milhares de seguidores ao redor do mundo a aderirem o mesmo estilo. Em sua segunda palestra bispo Francisco nos alerta sobre esse assunto, quando fala sobre Sansão e ressalta a importância do evangelho para transformar vidas e não ser apenas uma moda entre nós, este é o papel dos homens de Deus no avanço do Reino.
 
Durante o intervalo do almoço com muita descontração o presbítero Cláudio Duarte trouxe mensagens de poder com um estilo diferente do tradicional arrancando muitas risadas dos participantes. Ele falou sobre Pedro na passagem em que os discípulos enfrentavam uma tempestade e Jesus não estava no barco, porém Pedro ao ver Jesus vai por sobre as águas para ter como ele. Nesta passagem o preletor trabalhou a idéia da necessidade de encararmos o desafio de sairmos da mesmice para experimentarmos coisas novas de Deus. Na mesma linha de pensamento trouxe o exemplo de Davi e Golias que foi o único em Israel a encarar o gigante.
 
Recentemente li esta frase na Internet “Se os homens são puros, as leis são desnecessárias; se os homens são corruptos, as leis são inúteis.” Vivemos um tempo em que muito se escuta falar em ética, conselho de ética, reuniões para avaliar a ética dos homens, ética nos três poderes máximos da República Federativa Democrática Brasileira. Entretanto, vejo alguns políticos, alguns empresários, alguns profissionais liberais, alguns empregados, alguns pastores, cristãos, alguns cidadãos do próprio povo brasileiro falar continuamente de ética, sem, contudo, avaliar seu próprio comportamento, e conduta diante da sociedade, e dos próprios homens.
 
Numa breve reflexão o bispo Antônio da Costa mostrou que a restauração da vida vem a partir da ressurreição de Cristo que nos garantiu a vida eterna e que os impossíveis agora são possíveis em Deus e finalizou mostrando que a disciplina de Deus baseia-se em sua misericórdia e amor. “Ele sempre visa a salvação de seus filhos lhes concedendo sempre a possibilidade de recomeçar”, afirmou bispo Antônio. Com isso observamos que atmosfera no VI Congresso de Homens com uma Nova Vida se materializa em uma única palavra “Mudança.”Os participantes estavam muito animados com o evento e era clara a forma como eles estavam atentos as palestras.Tanto nos louvores como nas palestras, em especial do Bp. Francisco e Miguel o clima era de intenso avivamento nos presentes.
 
A última palestra foi do bispo Miguel Incutto e sua mensagem foi baseada em alguns personagens bíblicos: Daniel diante das ameças mostrou-se um homem decido. O preletor mostrou a importância de sermos pessoas decididas por não se contaminar com este mundo. José, mesmo passando por tantas adversidades permaneceu na presença de Deus. Jeremias - Deus chamou Jeremias assim como a cada um de nós para uma missão. Finalizou com a importância de mantermos a pureza da vida na sinceridade do que somos e não procurar transparecer algo que não somos.
 
Diante de maravilhosas ministrações dos grandes homens de Deus, entendemos que hoje os homens em geral precisam urgentemente de uma nova percepção para a vida, algo que os façam retornar a prática do amor, das boas obras, das atitudes coerentes com as palavras proferidas, de alguém que se importa com o bem estar do outro, precisamos crer que é plenamente possível, aprender a amar, suportar a pressão, viver com retidão, bom caráter, princípios, com sabedoria para ser bem sucedido. 
 
Ou seja, com bom ânimo precisamos restaurar a pureza da vida com a mudança a partir de nós mesmos, confiantes em Deus, para no futuro influênciar alguém.

Newsletter

Assine a nossa newsletter:

Novidades

14/02/2017 18:00
Segue abaixo o cartaz do Congresso de Homens 2017 (caso deseje baixá-lo em PDF, clique aqui)
11/01/2017 09:12
Estão abertas as inscrições às 40 vagas do Curso de Formação Ministerial (limitadas ao sexo...
10/11/2016 11:44
Relatório da reunião do Conselho em 08/11/2016 Após o período de louvor, o Bp. Miguel Incutto...
1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>

Fotos

Agradecemos à equipe do antigo portal pela redação dos textos e tomada das fotos deste evento.