Congresso de Homens 2008

Rio de Janeiro 
Igreja de Nova Vida de Olaria
21 de junho de 2008
O IV Encontro de Homens com uma Nova Vida aconteceu no dia 21 de junho, na igreja Nova Vida de Olaria-RJ e fez um marco na história de nossa denominação, pois mais de mil homens foram ministrados sobre o tema “Vivendo sob a Graça de Servir”.
 
Um tema tremendamente inspirado pelo Espírito Santo, que é muito apropriado para os dias atuais, onde as pessoas estão tão atarefadas com a correria do dia-a-dia, tão preocupados com suas responsabilidades particulares, que acabam se esquecendo do outro.
 
O curioso é que se analisarmos a sociedade do século XXI na íntegra, isto é, incluindo principalmente a sociedade cristã, temos um paradoxo referente ao tema deste ano, em vez de “Vivendo sob a Graça de Servir”, creio que poderíamos dizer que a humanidade atual está “Vivendo sob a Desgraça de se Servir”. E foi na contramão desse egoísmo pessoal, ministerial, fraternal que o IV Encontro de Homens com um a Nova Vida impactou todos que estiveram presentes no evento.
 
Logo na entrada uma recepção calorosa da equipe de apoio, sorrisos, palavras de incentivo e de boas vindas eram distribuídas por todos. Só pelo clima, percebia-se que o IV Encontro estava prometendo. Ao chegar no hall da igreja os homens eram encaminhados ao credenciamento, onde recebiam o crachá e a pasta com o material do evento. Na recepção também foi montada uma banca da Editora Conselho que foi frequentadíssima pelos rapazes.
 
A equipe da Editora estava composta por Robson Vera, editor da Revista de Nova Vida, Tatiana Corrêa, secretária do Conselho e Kátia Incutto esposa do bispo Miguel, eles capricharam no material que estava em exposição e os participantes puderam conhecer mais sobre a Editora e adquirir seus produtos. Isso sem contar com o lançamento do livro do bispo Tito Oscar, cujo título é “O Amor que Desperta Vida”.
 
Também estavam à venda CD's de mensagens dos bispos e DVD's das pregações do bispo Roberto McAlister, além de uma diversificação de editoriais. Uma novidade que houve este ano, foi o cadastramento dos participantes que desejavam adquirir o DVD das palestras. Isso mesmo! As ministrações do IV Encontro foram gravadas e breve você poderá adquiri-las.
 
O grande culto teve seu início marcado pela sintonia do ministério de louvor da INV de Olaria junto com o coral de mais de mil adoradores presentes no templo, que ansiavam receber mais da presença de Deus. No olhar daquela imensidão de homens, era inevitável perceber a expectativa que cada um trazia consigo, referente ao que o Espírito Santo reservara para aquele dia. Após o louvor o bispo Miguel deu as instruções sobre o cronograma do evento.
 
Depois disso, a primeira palestra teve seu início com o bispo Francisco Martins que com sua inconfundível inflexão peculiar na pronúncia, começou falando sobre uma época em que as coisas eram únicas, onde parecia que as situações eram mais descomplicadas: como comprar uma única marca de pasta dente e ir a um único mercado. Ou seja, não havia tantas opções, uma infinidade de facilidades comerciais, o mercado de entretenimento e a tão famosa interatividade virtual.
 
Ao ler o texto de 2 Timóteo 3:14-17, o bispo discorreu dentro do tema do encontro sobre a importância e a prioridade que devemos ter com a Palavra de Deus, porque na acelerada contemporaneidade não damos o devido tempo as Sagradas Escrituras por conta disso temos que ter o cuidado para não cair no ativismo espiritual e enfatizou: “Quando o assunto é serviço ao Reino de Deus e Espiritualidade, nós não vamos poder buscar caminhos novos, temos que buscar as coisas do início, pois existem coisas que jamais serão substituídas”. Também expressou a vontade de que todos saíssem dali com um desejo de aprender mais de Deus, ter mais sabedoria e estudar mais a Palavra e citou quatro passos práticos: 1) Estudar a Palavra; 2)Meditar na Palavra; 3)Orar para compreender a Palavra; 4) Memorizar a Palavra e finalizou com uma reflexão sobre o tempo de Deus, aconselhando os participantes a esperar o tempo de Deus e não se preocupar com o momento em que Deus vai chamá-los, no entanto, devem se preocupar em estudar mais a Palavra, porque aquele que não conhece as Escrituras não conhece a Deus e não poderá servi-LO.
 
Depois de terem cantado um louvor e recebido uma oração do bispo Francisco, os participantes foram encaminhados para o coffee-break, aonde houve um momento de plena comunhão, descontração, fotos e a oportunidade de conhecer outros irmãos.
 
E por falar em outros irmãos! Não poderíamos deixar de citar as diversas s presentes neste IV Encontro, pois elas compareceram em massa. Havia das igrejas de Nova Vida de Minas Gerais, Macaé, Rio de Janeiro, Niterói e tantas outras. Mas os parabéns vão para um grupo que se destacou no meio de toda turma, os irmão da INV do Sarapuí-RJ capricharam no uniforme que deu vida e colorido ao encontro.
 
A segunda palestra ficou por conta do bispo Miguel Incutto que falou sobre a necessidade de agradar a Deus nos diversos aspectos da vida, porque se não conseguirmos agradar ao nosso Senhor, também não conseguiremos servi-Lo. O bispo exemplificou essa atitude com o texto de Gênesis 4:3-5 que fala da oferta de Abel, a qual Deus se agradou.
 
Além de expressar que a graça de servir passa pela necessidade de agradar ao Senhor, também alertou a todos sobre a importância de buscar a aprovação de Deus na motivação do coração, na obediência e na sinceridade. “Devemos fazer algo para Deus de uma forma sincera, pois se não sou sincero com Deus estou enganando a mim mesmo”. “Desejamos servir à Deus, mas não temos uma disposição para fazer Sua vontade”. “Tudo que fazemos, tudo o que realizamos seja para agradar a Deus”. “Se não formos sinceros com o serviço, nós construiremos muitas coisas, mas não agradaremos a Deus”, afirmou bispo Miguel.
 
A segunda palestra trouxe aos presentes uma advertência à vida cristã, pois é fato de que uma pessoa pode estar servindo a Deus, mas não está agradando-O. Como bem disse o bispo Miguel: “As vezes nos atentamos aos talentos, queremos servir à Deus com nossa própria força, com os nossos próprios recursos. Mas o Dom é a capacidade Divina para sermos usados o por Deus”. “A nossa corrida não é para ter uma posição, mas sim de sermos usados por Deus, pois não precisamos de um púlpito para sermos usados por Deus”.
 
Após serem tremendamente alimentados por duas palestras fantásticas, chegou a hora de “alimentar a carne”, no entanto os congressistas foram divididos em dois grupos: o primeiro grupo saiu para o almoço e os irmãos que compunham o segundo, deliciaram-se com a pregação fascinante e divertida de Pedro do Borel.
 
Com uma característica ímpar e a frente de um dos trabalhos evangelísticos mais conhecidos na cidade do Rio de Janeiro, Pedro está há 15 anos na liderança da base da JOCUM no Borel e foi um dos que iniciaram o trabalho na comunidade.
 
Durante os intervalos de um turno para o outro, Pedro do Borel ministrou sobre o princípio de servir, pois a pessoa que deseja servir deve aprender a ser servido e vice e versa. Em uma de suas declarações citou que “O privilégio de servir é ter consciência da importância de ser benção para as pessoas”...“pois um coração que está disposto a servir também encobre multidão de pecados”.
 
Além de apresentar seu grupo de música com o ritmo tipicamente carioca que é o samba, Pedro também compartilhou com os irmãos sobre sua ida ao Egito e relatou o quanto tem sido difícil pregar o evangelho neste país, mas que Deus havia o chamado para aquele lugar com uma única finalidade: Amar o próximo.
 
Finalizou com o testemunho de um amigo que era alcoólatra e de como Deus derramou um profundo amor em seu coração sobre a vida daquele homem que por vezes tinha que ser carregado, mas por causa desse amor que o Senhor colocou em seu coração, aquela vida foi salva e transformada e disse com lágrimas: “Queridos, a Bíblia fala que o amor de Deus nos constrange, entender esta dimensão, olhar para as pessoas e ver que não há diferença entre eu e ela, pois o servir para Deus é querer os nossos olhos emprestados, nossas pernas, nosso coração...”
 
Não poderíamos deixar de destacar um painel que era impossível alguém não perceber, pois ocupava quase toda extensão do hall de entrada, onde continha reportagens sobre missões mundiais e fotos de missionários de todos os continentes estavam expostas neste painel, que foi posicionado estrategicamente para chamar a atenção dos participantes que entravam no templo sobre o tema do IV Encontro - “Vivendo sob a Graça de Servir”.
 
Bispo Antônio da CostaA segunda parte do encontro teve seu início com a palavra amorosa do bispo Antônio da Costa mas que uma pregação, ele trouxe a todos uma reflexão, no entanto antes de iniciar arrancou risos do pessoal ao brincar com o bispo Tito a respeito de uma ilustração contada pelo bispo Francisco na primeira palestra. No entanto, bispo Antônio estava muito fragilizado pela situação de seu pai, mas prontamente não mediu esforços para servir a todos que estavam naquele lugar e iniciou com uma declaração sobre obedecer afirmando que a obediência é uma ação.
 
Ao citar o livro de Deuteronômio 4:1-9 exortou aos irmãos referente ao serviço, que por nós mesmo não fazemos nada, porque é o Espirito Santo que faz todos nós enchermos um auditório dessa magnitude e ao enfatizar o livro de Ezequiel 36:26-27 disse: “Saímos de um tempo de obrigações e estamos no tempo do amor. O amor pela obediência testa a que nível você está servindo”. E terminou falando emocionado sobre o testemunho de seu pai.
 
Bispo Jorcelino Queiroz
 
Antes de iniciar a última palestra bispo Jorcelino Queiroz subiu ao púlpito e falou sobre a importância do bispo Tito Oscar na Nova Vida, também agradeceu as orações feitas por todos os irmãos, referente a seu estado de saúde e quando ele estava hospitalizado. Após esta palavra bispo Jorcelino passou para o bispo Tito que primeiramente falou da importância de todos os líderes e homens presentes no IV Encontro de Homens com uma Nova Vida.
 
Dentro do tema “Vivendo sob a Graça de Servir” bispo Tito falou sobre lealdade e fidelidade, pois no que tange estas duas palavras, servir acima de tudo fala de relacionamento entre uns com os outros e Deus. Ele começou contando uma história verídica que aconteceu na Gerra da Coréia. Depois citou o livro de 2 Samuel capítulos 15, 16 e 17 que fala da luta de Davi, onde teve que fugir do próprio filho, que queria matá-lo por causa de um reino. Dentro do contexto relatou sobre as dificuldades que a Nova Vida enfrentou ao longo dos anos, pois até o Bispo Roberto foi proibido de pregar na ABI.
 
Bispo Tito OscarAo falar sobre a lealdade dos amigos de Davi bispo Tito Oscar disse: “Não há coisa melhor quando você tem alguém com a qual você pode contar. A Nova Vida precisa de vocês”. “Não seja vendável, não se troque por qualquer coisa”.“Deus precisa de homens leais com sua obra, homens como Itaí”. “Que sejamos uns para com os outros, como os amigos de Davi e dê graças a Deus pelo que você tem”.
 
Depois passou o vídeo de Andressa Duarte uma menina que encontrava tempo para fazer a obra de Deus todos os dias da semana, mas que morreu aos 14 anos em um acidente de carro, todavia fez tudo o que podia fazer para Deus dentro do tempo em que estava viva. Em seguida motivou os homens com a seguinte frase: “Precisamos agilizar, nos esforçar mais, pois os dias atuais exigem que falemos mais do amor do senhor. Existem muitos serviços na casa de Deus que não podem ser feitos pelos pastores, mas podem ser feitos por vocês”.
 
Após pregar bispo Tito convocou todos aqueles que precisavam administrar seu tempo para dar mais tempo para o Senhor e praticamente quase todos foram à frente e encerrou com a frase “Enquanto você cuida das coisas de Deus – Deus cuida de você”.
 
Houve um quebrantamento entre todos os presentes, um mover tremendo do Espírito Santo e cerca de mil homens de diversas partes do país estavam ali na frente, oferecendo suas vidas em uma paixão pela Palavra, clamando por lealdade, buscando agradar mais a Deus, ter mais amor e obediência. Homens que jamais serão os mesmos, homens que tiveram suas vidas transformadas pelo maior servidor, Jesus! Aquele que se serviu voluntariamente em uma cruz para que todos nós pudéssemos estar aqui hoje para continuar o seu serviço.

 

Newsletter

Assine a nossa newsletter:

Novidades

05/12/2017 16:51
INSCRIÇÕES PARA A ACADEMIA MISSIONÁRIA 2018   Faça aqui a sua inscrição. Agende sua entrevista...
27/11/2017 19:59
 Clique aqui  para baixar o comunicado oficial sobre a nova logomarca da Igreja de Nova...
23/05/2017 12:24
Você já pode baixar a sua, preenchê-la e entregá-la pessoalmente ou pelo e-mail...
1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>

Fotos

Agradecemos à equipe do antigo portal pela redação dos textos e tomada das fotos deste evento.