Encontro Nacional de Diáconos 2011

Igreja de Nova Vida de Caxias
24 de setembro de 2011.
Tema: "O diaconato relevante"
O 6º Encontro Naicional de Diáconos, com o tema “O Diaconato Relevante”, realizado no dia 24 de setembro de 2011 contou com a participação de irmãos de diversas igrejas que lotaram o templo na Igreja Nova Vida de Caxias.
 
Abrindo as ministrações do dia, bispo Tito Oscar inicou sua mensagem levandos os presentes a refletirem sobre o tema do evento e questionarem sobre a relevância de seu trabalho em sua igreja.
 
Destacou que uma mensagem para ser palavra de Deus precisa ser pregada dentro do contexto e não de forma parcial. Precisa mostrar não só apenas as maravilhosas promessas e bênçãos de Deus, mas também trazer aos ouvintes a responsabilidade e compromisso que temos com o Reino dos Céus.
 
Reforçou que o termo "Relevante" significa um trabalho acima do normal que se sobressaia e que o próposito do encontro é contribuir com os diáconos presentes a fazerem diferença em seu ministério diaconal.
 
Após o intervalo do café da manhã, tivemos a palestra de um dos novos bispos da Nova Vida, Robson Pereira, que trouxe uma palavra específica para o diaconato.
 
Começou explicando que ninguém pode servir a Deus de forma relevante se não for pelos motivos corretos, pois muitos diáconos estão exercendo suas funções de acordo com suas próprias vontades e desejos. Muitas vezes também, tomam a posição de “Fiscal” do pastor. O diácono deve ser um apoiador e não um crítico.
 
Comentou também que a melhor forma de saber se seu ministério está sendo relevante, é perguntando para seu pastor e até mesmo seus irmãos na igreja. Pois, como estão de fora, têm uma visão mais ampla. Seguindo essa mesma idéia lembrou a todos da importância do relacionamento do diácono com sua família, pois se tem um lar conturbado, com brigas constantes entre o casal, isso certamente influenciará negativamente na imagem que seus filhos tem do evangelho e prejudicará seu ministério.
Fechando sua palestra, deu dicas para se manter a relevância no ministério. Começando pela área espirtual, indicou a leitura da Bíblia, livros e a busca constante de Deus, incluindo ter tempo para se alimentar da palavra participando dos cultos em sua igreja. Na área emocional, frisou o bom relacionamento com o pastor e os demais irmãos. Destacou também a importância de que o serviço não se torne um fardo, pois muitos diáconos trabalham tempo demais na igreja e não cuidam de si mesmos e nem de sua família. Por último, na parte física, mostrou a importância do diácono ter tempo para cuidar de sua saúde e lazer.
 
Após a palestra do bispo Robson, tivemos o intervalo para o almoço. Com um clima sempre descontraído, todos puderam saborear um maravilhoso strogonoff.
 
Na sequência, tivemos a palestra do bispo Francisco Martins, com o tema “Boca na boca, olho no olho e mão na mão”.
 
Para falar da falta de amor nas igrejas, o bispo deu o exemplo de Mahatma Gandhi, que mesmo tendo frequentado uma igreja evangélica por algum tempo, não permaneceu pela falta de amor que encontrou nos membros da igreja.
As congregações tem um belo discurso sobre o amor ao evangelizar, tem muita preocupação em trazer as pessoas que estão no mundo, mas em contrapartida, não há a prática desse amor entre os membros da própria igreja. Com isso vemos crescendo: inveja, insensibilidade, disputas por poder e o amor se esfriando.
 
Colocou a importância do calor humano para reaquecer os desanimados na fé e acolher os que precisam de uma atenção especial. Por esse motivo, devemos ser persistentes em perdoar, buscar estar em paz com todos os irmãos e vivermos em amor, assim como Jesus nos ensinou.
 
Em seguida tivemos a última palestra com o bispo Antônio Costa que iniciou explicando que a pregação não é a tarefa mais difícil, mas sim o tratar o “fruto da evangelização”, ou seja, os novos convertidos. Disse ainda que há uma necessidade clara de uma reforma nas igrejas evangélicas e que essa iniciativa precisa partir da liderança.
 
Como um dos pontos importantes, destacou que a igreja não pode conformar-se com o sistema e virar uma simples instituição religiosa. Há uma grande necessidade de mantermos a chama do Espírito Santo para que nós, como igreja, não sejamos guiados pelos desejos da carne para que assim permaneça em nós, a essência do evangelho que é o amor para com todos.
 
Bispo Antônio fechou sua mensagem com uma oração e todos adoraram a Deus com louvores. Pra encerrar mais este encontro de diáconos os bispos e pastores serviram a Santa Ceia que foi ministrada pelo bispo Miguel Incutto.
 
Visivelmente o evento significou muito para os diáconos presentes e trouxe mais uma vez o valor da essência do evangelho e o encorajamento para realizar com excelência essa obra tão importante que é o diaconato.

Newsletter

Assine a nossa newsletter:

Novidades

23/05/2017 12:24
Você já pode baixar a sua, preenchê-la e entregá-la pessoalmente ou pelo e-mail...
14/02/2017 18:00
Segue abaixo o cartaz do Congresso de Homens 2017 (caso deseje baixá-lo em PDF, clique aqui)
11/01/2017 09:12
Estão abertas as inscrições às 40 vagas do Curso de Formação Ministerial (limitadas ao sexo...
1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>

Agradecemos à equipe do antigo portal pela redação dos textos e tomada das fotos deste evento.

Fotos