Encontro Nacional de Diáconos 2009

Igreja de Nova Vida de Jacarepaguá
26 de setembro de 2009
Tema: "Confirmando a vocação: a chama não pode apagar"
No dia 26 de setembro o Conselho das Igrejas de Nova Vida no Brasil realizou o Encontro Nacional de Diáconos na igreja de Nova Vida em Jacarepaguá. Cerca de 600 pessoas estiveram presentes para ouvir os ensinamentos e o chamado do Espírito Santo de Deus. As palestras foram ministradas pelos bispos: Tito Oscar, Antônio da Costa, Jorcelino Queiroz e Francisco Martins. Que com muita propriedade falaram sobre suas experiências, pois todos foram diáconos.
 
O encontro ficou marcado pelo tema “Confirmando a vocação – A chama não pode apagar.” Existe uma responsabilidade sobre nós, Cristãos, que não pode ser ignorada, nosso chamado foi feito por Deus e por isso não podemos deixar nossa vocação por causa dos homens. Hoje em dia há muitos diáconos tristes e deixando seu ministério por causas de seus líderes, esperam um reconhecimento ou uma “promoção” para um cargo maior. Muitas vezes esquecem que o Senhor já os reconheceu quando os convocou para realizar responsabilidades independentes de títulos. Bispo Tito Oscar foi muito feliz quando afirmou:
 
“Primeiramente para você exercer a diaconia precisa confirmar sua chamada, se você realmente entrou no diaconato por vocação. Existem muitos elementos que podem consumir sua chamada e um deles é o sucesso. O sucesso é o resultado normal do crescimento da Obra de Deus, mas o diácono não deve buscar o reconhecimento pessoal, o importante é que as pessos reconheçam. O diácono não deve disputar com seu pastor, desejando supera-lo.” Uma das frases mais marcantes na ministração do bispo Tito foi na narrativa de uma situação na qual ele era diácono do bispo Roberto MacAlister, onde esperava um reconhecimento do bispo, um elogio, ou uma promoção tal vez, mas a resposta de MacAlister foi direta: “Tito, você pode fazer mais coisas do que eu faço, mas nunca saberá o que eu sei. Por isso você é o que você é e eu sou o que sou”. Dura palavra, não é?!
 
Aquele que é chamado para servir na Obra de Deus responde pelos atos dos seus liderados e os dele próprio, os liderados respondem pelos seus, ou seja, ninguém fica impune diante de um ato não praticado ou mal praticado. A palavra de Deus afirma que todos deverão prestar contas no tribunal de Cristo dos atos praticados ou não. A omissão também é irresponsabilidade. Muitas pessoas pensam que por não estarem fazendo algo está tudo bem, mas podem estar se omitindo de alguma responsabilidade e isto lhe serão cobrado também. Não podemos nos enganar, ao deixarmos de assumir nossas responsabilidades de servos de Deus, pois o primeiro prejudicado somos nós, só que esta irresponsabilidade poderá afetar os que estão ao nosso redor.
 
O tema central da palestra do bispo Jorcelino Queiroz foi servir e, entre suas palavras, ele disse: “Não podemos ser servos de si mesmo, os diáconos são para servirem o seu pastor. A hierarquia não fala de uma obrigação e sim de um coração que recebeu o Espírito de Deus. Só vale a pena a relação de servir se houver dignidade, respeito, submissão no chamado para servir.” Com certeza o amor é o princípio para o serviço a Deus. Quando amamos a Deus, as pessoas e tudo o que fazemos, nos tornamos responsáveis e capazes de cumprir com os compromissos assumidos. Deus é a fonte do amor, se você está em Deus, logo, você é amor. Quem se responsabiliza em está servindo na Obra de Deus, se compromete. É obrigação geral de responder pelas conseqüências dos próprios atos ou pelos de outrem. Responsabilidade é obrigação, não é algo que faço ou deixo de fazer se quiser, independe da minha vontade.
 
Crescei na graça e no conhecimento, este foi o título da palestra do bispo Antônio da Costa, onde ele relata: “Não devemos olhar para homens, porque se olharmos para nossos pastores veremos muitos defeitos e acabaremos esquecendo dos nossos defeitos. Precisamos ter intimidade com Jesus e exercemos a nosso principal função, ser crente. Porque o crente não quebra princípios, ele cumpre princípios.” Na verdade, é Deus quem escolhe e ordena os Seus ministros, e não as próprias pessoas ou o jogo de interesses. De fato, enquanto a palavra “ministro” ou “ministrar”, na sociedade do mundo, significa alguém investido de muita autoridade e poder, no Reino de Deus a interpretação destas duas palavras restringe-se ao sentido original do que elas significam. Ou seja, “ministrar” é servir, e “ministro” é servo. Portanto, encaremos este assunto, não com os olhos do mundo, mas pela ótica do Reino de Deus.
 
A última palestra ficou por conta do bispo Francisco Martins e foi permeada pelos elementos que apagam a chama, o fogo de ser um servo de Deus. “O Sacrifício de Jesus na Cruz foi definitivo e eficaz e por isso que somos purificados por esse Sacrifício e alguns elementos que apagam o fogo são: Falta de combustível, Infidelidade espiritual e a Iniquidade do falso profetismo.” Nisto observamos que a humildade é a ausência completa de vaidade ou orgulho; é o reconhecimento de si mesmo como matéria temporal. Esse reconhecimento não visa anular a personalidade, mas, sim, no de praticar um real conhecimento de si mesmo e um completo esvaziamento de toda presunção. Como resultado disso, restará a nossa personalidade pura e liberta que será moldada ao Caráter de Cristo.
 
Ao final do encontro, foi servida a Ceia do Senhor ministrada pelo bispo Miguel Incutto, presidente do Conselho da Nova Vida, que profetizou e orou pelos diáconos presentes. Podemos sintetizar o Encontro Nacional de Diácono deste ano com o entendimento de que somos ungidos para dar continuidade ao ministério de Jesus. Se não estamos ativos dentro daquilo para o qual fomos chamados, estamos sendo, então, negligentes com o verdadeiro propósito da salvação. Não temos desculpas, a Palavra é revelada a nós, é clara, é altamente capacitadora, é altamente direta. Que nossa consciência seja a consciência de um verdadeiro Cristão. Que a nossa atitude esteja sempre inclinada para a atitude do nosso maior exemplo a ser seguido: Jesus Cristo.
 

Newsletter

Assine a nossa newsletter:

Novidades

05/12/2017 16:51
INSCRIÇÕES PARA A ACADEMIA MISSIONÁRIA 2018   Faça aqui a sua inscrição. Agende sua entrevista...
27/11/2017 19:59
 Clique aqui  para baixar o comunicado oficial sobre a nova logomarca da Igreja de Nova...
23/05/2017 12:24
Você já pode baixar a sua, preenchê-la e entregá-la pessoalmente ou pelo e-mail...
1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>

Agradecemos à equipe do antigo portal pela redação dos textos e tomada das fotos deste evento.

Fotos