Encontro Nacional de Diáconos 2008

Igreja de Nova Vida de Jacarepaguá
27 de setembro de 2008
Tema: "Diaconia e Koinonia"
Com cerca de 700 participantes o 3º Encontro Nacional de Diáconos das Igrejas de Nova Vida, realizado no dia 27 de setembro, na INV de Jacarepaguá-RJ, foi marcado por renovação espiritual, aprendizado e fortalecimento das bases do exercício diaconal. Contudo, o título do encontro intrigou alguns presentes (Diakonia = serviço e Koinonia = unidade) é o que nos revela a diaconisa Regina Célia da INV Parada de Lucas:
“Quando eu cheguei e olhei o tema , no primeiro momento, eu não havia entendido o que seria essas palavras, mas após a explicação do bispo que eu fui entender o que significava”.
 
Um tema desafiador para os dias atuais, onde a sociedade vive um ápice do egocentrismo e inversão de valores, tornando as pessoas individualistas e competitivas, causando um decadência no processo social. Mas a expectativa de receber algo novo de Deus, não distraiu a busca de centenas de diáconos das diversas igrejas de Nova Vida, pois a medida que as canções eram ministradas pelo pastor André Rangel e o grupo de louvor da INV de Jacarepaguá, o desejo por um derramar tremendo do Espírito Santo crescia. Um momento de profunda adoração, quebrantamento e entrega tomou conta de todos e foi nesse mover que o bispo Francisco Martins deu início ao 3º Encontro de Diáconos, leu o texto de Eclesiaste11 e enfatizou o versículo primeiro que diz: “Lança seu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás”.
 
A ministração da primeira palestra foi realizada pelo bispo Jorcelino Queiroz que agradeceu não sóBispo Jorcelino Queiroz o trabalho dos diáconos, mas também os das diaconisas e destacou a importância do papel das mulheres dentro da denominação. Ao ler o livro de Atos capítulo 6, perguntou a todos os presentes: “Você tem noção daquilo que Deus tem realizado na sua vida – Vocês foram escolhidos dentro da comunidade que vocês pertencem”.
 
Em seguida apontou algumas qualificações bíblicas dos diáconos dentre elas: (Boa fama e boa reputação; Ser cheio do Espírito Santo; Zelo e Seriedade) qualidades essenciais de um servo de Deus. Também alertou a todos que sempre se deve fazer um auto-exame e citou 1 Timóteo 3. Afirmou que o Encontro é realizado para honra os diáconos, mas aconselhou que ninguém deve ser diácono por causa de seu pastor e nem trabalhar para ter reconhecimento dele. “Se você trabalha para ter reconhecimento de seu pastor – As vezes você nem recebe uma palavra de agradecimento pois nenhum pastor tem obrigação de reconhecer algum trabalho, pois você não trabalha para nós é Deus que conhece você – Sabe do seu trabalho, pois e Ele quem trabalha na sua vida”, declarou o bispo.
 
Após a palestra do bispo Jorcelino, os diáconos desfrutaram de um momento de comunhão durante o coffee breack. Neste meio tempo aproveitamos para saber de alguns diáconos o que eles estavam achando do encontro, entretanto a unanimidade da importância do evento era confirmada a cada depoimento:
 
“A importância é que sempre nesses eventos são abordados temas que nos chamam a atenção, nos fazem refletir sobre a nossa vida como diáconos, nosso serviço e como nós temos exercido esse diaconato, se realmente estamos enquadrados naquilo que Timóteo diz”, afirmou Glaucio Lira.
 
“É o terceiro encontro que eu participo e na minha opinião, foi muito importante te criado esse momento, onde nós podemos conhecer diáconos das outras igrejas – E é onde podemos ver o valor do diácono para denominação e a importância que ele tem dentro e fora da igreja.”, declarou Virgílio dos Santos.
 
Logo depois do intervalo os participantes ouviram a palestra do Bispo Miguel Incutto que iniciou lendo o evangelho de Marcos capítulo 5 e explicou a temática do Encontro: “Este evento é um encontro de homens e mulheres que já ocupam um cargo de liderança em suas igrejas”. Contextualizou o significado de Diakonia afirmando que é um termo expressivo dentro da comunidade judaica e quer dizer (alimentar, nutrir e sustentar). Com referência a Koinonia, enfatizou o (companheirismo e a comunhão). Afirmou também que Jesus foi chamado de diácono da circuncisão.
 
Bispo Miguel IncuttoBispo Miguel começou a discorrer sobre o texto destacando a situação do homem endemoniado e citou três circunstância em que o diácono Jesus interviu sobre a vida daquele homem. 1º Tirou aquele homem de uma vida de pertubação e o deu paz, referente a este ponto o bispo declarou: “O que a igreja espera hoje de um diácono, é que ele seja um instrumento de paz e de libertação”. 2º Jesus vestiu roupas de compaixão no endemoniado. “Quando Jesus vestiu aquele homem Ele deu-lhe vida – Está é uma das tarefas do diácono, cobrir as pessoas de suas vergonhas, cuidar para que as pessoas que estão “nuas” não continuem sendo descriminadas”. 3º Jesus deu capacidade de raciocínio. “Este homem agia condicionado pelo mal e Jesus restituiu sua racionalidade – Um dos trabalhos dos diáconos e ajudar as pessoas a pensarem corretamente de acordo com o projeto de Deus e coma a visão da liderança – As pessoas costumam ouvir tudo pela metade, elas guardam aquilo que interessam”. Ao levar todos a uma profunda reflexão sobre o tema do encontro, bispo Miguel finalizou com uma oração. Ao término da palestra os participantes saíram para o almoço.
 
O momento do almoço foi uma oportunidade para conhecer novos amigos, trocar informações e tirar fotos, muitas fotos!! Todos queiram registrar sua participação no 3º Encontro, tirar fotos com bispos e com alguns pastores que circulavam pelo evento, também foi algo que mais chamou atenção. Por ser uma igreja grande a INV de Jacarepaguá oferecia um cenário diversificado, por conta disso, os flashes explodiam por toda parte. A comunhão e a unidade sem dúvida regia o evento e a cada palestra os corações eram cada vez mais marcados pela diakonia e a koinonia.
 
"O Encontro é importante porque nós temos que estar em unidade, o corpo diaconal junto com Marcos Ataíde - INV Vila Valqueireos bispos e os pastores, pois temos que ser um só espírito. Que a Nova Vida continue sendo sempre essa igreja – Como disse o bispo Jorcelino: Um exemplo – Mas para que haja esse exemplo é necessário ter esses Encontros para que possamos estar em um só corpo e em um só espírito Jesus com cabeça e nós como membro”, declarou o diácono Marcos Ataíde da INV de Vila Valqueire.
 
A última palestra sacudiu os presentes. A ministração do pastor Marcos Coty, diretor da base da JOCUM no Paraná, sem sombra de dúvida mexeu com o interior de todos. Ao dissertar sobre o livro de Tiago capítulo 3 destacou a frase do verso 13 “Quem dentre vós é sábio e entendido?” . O pastor discorreu sobre seis pontos, dentre eles destacamos três: 1) Se alguém deseja ser sábio não vai corromper sua integridade e deve cuidar das pequenas coisas e ser fiel nas pequenas responsabilidades, também deve manter uma consciência limpa e afirmou:
 
“Deus não se impressiona com coisas volumosas, mas com a fidelidade das pequenas coisas – Minta para sua consciência e ela mentirá para você – Não separe a sua vida íntima da sua vida pública, seja o mesmo, dentro da igreja e fora dela, na sua casa e em qualquer lugar”. 2) Se sou sábio eu não vou diminuir os sentimentos dos outros, sobre esta colocação Marcos Coty exemplificou: “Precisamos saber respeitar os sentimentos das pessoas, entender o problema do ponto de vista dela e aceitar as pessoas do jeito que elas são”. 3) Se você quer ser sábio não vai usar máscaras: “E não vai ficar criando personagens para ser o que as pessoas querem, não vou disfarçar minhas fraquezas e pecados, pois somos humanos”.
 
O pastor Coty finalizou pontuando a personalidade de Salomão e terminou fazendo uma oração que levou todos a uma contrição e reflexão interior, não só a respeito do ministério, mas de como está nossas atitudes básicas: Como servos de Deus, como maridos, esposas, amigos, filhos enfim. Demonstrou também, que devemos ser como Jesus, sábio em todas as situações, decisões e circunstâncias em que a vida nos faz passar.

Newsletter

Assine a nossa newsletter:

Novidades

14/02/2017 18:00
Segue abaixo o cartaz do Congresso de Homens 2017 (caso deseje baixá-lo em PDF, clique aqui)
11/01/2017 09:12
Estão abertas as inscrições às 40 vagas do Curso de Formação Ministerial (limitadas ao sexo...
10/11/2016 11:44
Relatório da reunião do Conselho em 08/11/2016 Após o período de louvor, o Bp. Miguel Incutto...
1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>

Agradecemos à equipe do antigo portal pela redação dos textos e tomada das fotos deste evento.

Fotos